Ao contrário do que se possa imaginar, a propaganda não se refere a um fenômeno exclusivo dos regimes totalitários que floresceram na primeira metade do Século XX.
De fato, em sua essência, pode-se dizer que a propaganda (mesmo sem esse nome) acompanha a humanidade desde os seus primórdios e esteja presente até os dias atuais.
Interessante notar como no Brasil a palavra propaganda aproximou-se intensamente da ideia de “publicidade”, sendo inclusive comum encontrar profissionais que consideram ambos os termos como sinônimos.
Costuma-se atribuir à Igreja Católica o primeiro registro histórico de uso da palavra “propaganda” como uma atividade destinada a gerar persuasão de grupos específicos em favor de determinadas ideias, causas, doutrinas ou sistemas. Nesse sentido, diversos autores mencionam a instituição da Sacra Congregatio de Propaganda Fide, criada pelo Papa Gregório XV em 22 de junho de 1622, com o propósito de difundir a Fé Católica para o Novo Mundo, como o marco inicial dessa atividade.
Todavia, seria apenas com o advento da I Guerra Mundial que a propaganda passaria a ocupar um lugar de destaque nas estratégias de persuasão da opinião pública, sendo inclusive essencial para mudar a percepção da população norte-americana quanto à necessidade de que os Estados Unidos ingressassem em uma guerra travada “do outro lado do mundo” e que, aparentemente, não lhes dizia respeito diretamente.
Em tempos de mídias sociais, hiperconectividade e inteligência artificial, os estudos sobre propaganda retornaram à “pleno vapor” ou, melhor dizendo, com a velocidade de um míssil supersônico. Dessa forma, como o intuito de apresentar aos interessados no tema um roteiro seguro para o entendimento do papel e da importância da propaganda no mundo atual, indicarei uma seleção de cinco obras que considero essenciais sobre o assunto.
1. Propaganda
A minha primeira sugestão para todos que queiram entender a propaganda em profundidade sempre será iniciar com a leitura do clássico PROPAGANDA, de Edward Bernays. Embora tenha sido publicado há quase um século (1928), o livro segue sendo leitura obrigatória sobre o assunto. Em sua obra seminal, Bernays (que diga-se de passagem era sobrinho de Freud) expõe os bastidores da propaganda com extrema sagacidade, que confere ao texto a originalidade e a genialidade que o tornam referência até os dias atuais.
Estruturada em 11 capítulos, a obra percorre temas de suma importância, tais como a psicologia das relações públicas e a relação entre “atividades femininas” e a propaganda. Sobre esse tema, abordado de forma visionário para a época, assinala Bernays:
“Na atualidade as mulheres têm alcançado uma igualdade jurídica com os homens. Contudo, isso não significa que suas atividades sejam idênticas às dos homens. Mulheres inseridas em um contexto de massa continuam tendo interesses especiais e desempenham outras atividades em conjunto com suas ambições econômicas e vocações pessoais.”

2. The Soviet Propaganda Network
Para compreender a magnitude desta obra, é preciso ter ao menos um vislumbre sobre a vida do seu autor. Falecido em 2019 (partiu antes que eu tivesse a ousadia de convidá-lo a prefaciar um de meus livros), Sir Clive Rose conheceu – como poucas pessoas no mundo – os bastidores, as engrenagens e os segredos da Guerra Fria, também conhecida como a Guerra da Propaganda.
Após construir uma longa e exitosa carreira como diplomata britânico, inclusive tendo liderado a delegação do Reino Unido nas negociações para a redução de armas nucleares, Sir Clive Rose nos brindou, em 1988, com esta obra-prima, que deve ser lida e estudada por todos que desejem entender como se estruturou a (impressionante) rede de propaganda soviética.

3. Munitions of the Mind
Philip Taylor inicia sua obra seminal resgatando exemplos de propaganda no mundo antigo, em especial na Grécia e em Roma. A seguir, o autor percorre a Idade Média, assinalando com precisão o uso da propaganda realizada durante as Cruzadas. Na sequência, Taylor examina de forma criteriosa as mudanças advindas após o surgimento da imprensa (a máquina de impressão tipográfica) por Gutenberg, para só então descortinar o papel decisivo da propaganda durante o período das Guerras Revolucionárias, das Guerras Mundiais e da chamada Guerra Fria, que bem poderia ser denominada como a “Guerra de Propaganda”. Por fim, o autor disserta (já em 1995) sobre a tão atual “desordem informacional”. De fato, é possível que Taylor tenha sido realmente um dos pioneiros no uso desta expressão.

4. Strategic Influence
Publicado originalmente em 2008, “Strategic Influence” é um daqueles livros que já nos fazem refletir a partir da capa (diga-se de passagem, genial). A obra, organizada por Michael Waller, inicia com a brilhante citação de Edward Murrow, que já em 1963 advertiu o governo dos Estados Unidos a “deixar as suas armas de persuasão com o mesmo grau de prontidão que o seu arsenal nuclear”, porque estas passariam a ser “mais empregadas do que em qualquer outro momento anterior”, e prossegue com uma série de artigos elaborados por especialistas em assuntos como Diplomacia, Propaganda, Contrapropaganda e Desinformação.
O livro introduz o assunto questionando sobre o motivo pelo qual ações de influência estratégica por vezes despertam uma indignação maior do que as bombas e “balas perdidas” que matam civis inocentes naquilo que frequentemente, e de forma automática, chamamos de “danos colaterais”. Embora, particularmente, eu acredite que atividades de influência (leia-se campanhas de propaganda) também possam acarretar efeitos não desejados, avalio que tal questionamento seja fundamental em um contexto como o que atravessamos nos dias atuais, em que a fumaça da pólvora já começa a encobrir várias peças do tabuleiro internacional.

5. Propaganda and Communication in World History
Organizada por três gigantes no estudo da propaganda (Harold Lasswell, Daniel Lerner e Hans Speier), a obra reúne artigos de renomados acadêmicos e especialistas, estruturando-se em três volumes:
I – The Symbolic Instrument in Early Times
II – Emergence of Public Opinion in the West
III – A Pluralizing World in Formation
Trata-se de livro indicado como referência em cursos de Altos Estudos sobre propaganda e operações psicológicas. Leitura indispensável para todos que queiram se aprofundar no assunto.

Excelentes recomendações!