A Quinta Sinfonia de Beethoven e a Propaganda Aliada na Segunda Guerra Mundial

Especialistas em operações psicológicas sabem que uma boa propaganda deve ser ao mesmo tempo simples e impactante. A simplicidade reflete-se diretamente na facilidade com que a mensagem é assimilada e posteriormente reproduzida (propagada entre os seus destinatários) e o aspecto impactante está relacionado com a sua capacidade de persuasão (provocar comportamentos que sejam do interesse de seu emissor).

Ao longo da História, existem diversos exemplos de propagandas que atenderam, com excepcional maestria, a esses dois requisitos. Uma delas, sem sombra de dúvida, foi o uso da Quinta Sinfonia de Beethoven como símbolo da resistência pelos Aliados durante a Segunda Guerra Mundial.

A associação inicial surgiu com a letra “V”. Elemento graficamente simples, que poderia ser facilmente reproduzido em diferentes situações, além de ser a letra inicial da palavra “vitória”, tanto no idioma inglês quanto na língua francesa, o “V” também se assemelhava visualmente a uma alça de mira, dispositivo empregado pelos soldados para fazer pontaria e direcionar os disparos do seu armamento.

A imagem mostra dois pôsteres de propaganda da Segunda Guerra Mundial. 

O pôster à esquerda tem o título "Together to Victory" (Juntos para a Vitória) e apresenta um grupo de soldados marchando em direção ao espectador. O fundo é vermelho e azul, formando um "V" que simboliza a vitória. A mensagem na parte inferior encoraja o aumento da produção para a destruição do Eixo.

O pôster à direita mostra uma mão fazendo o sinal de "V" para a vitória, com o texto "Victory! - And non-stop work will speed it!" (Vitória! - E trabalho contínuo acelerará isso!). A parte inferior do pôster incentiva a continuação do esforço de guerra com a frase "Let's go, everybody. Keep 'em firing!" (Vamos lá, pessoal. Continuem atirando!).
Figura 1 – Imagens do Arquivo Nacional dos Estados Unidos indicando o uso de cartazes com o “V da Vitória” pelos Aliados durante a 2ª Guerra Mundial.

A facilidade de representação gráfica do “V” (apenas duas linhas diagonais, uma descendente e outra ascendente) fez com que a sua imagem passasse a figurar em vários locais utilizados como suporte para a propaganda de guerra: muros, paredes, estradas, equipamentos, uniformes e qualquer outro lugar em que pudesse ser visualizado por combatentes e não-combatentes das Forças Aliadas.

A imagem mostra uma parede de pedra com a inscrição "V + RAF" gravada. As letras são desenhadas de forma simples, com o "V" sendo mais proeminente, seguido das letras "RAF". O símbolo "+" está dentro do "V". A parede tem um padrão de linhas retangulares que delimitam as pedras. No topo, há uma estrutura de telhado com telhas visíveis.
Figura 2 – Imagem do Museu Nacional da 2ª GM indicando o “V da Vitória” sendo representado em conjunto com a Cruz de Lorena (utilizada na heráldica francesa para decorar brasões e escudos de guerra).

Da mesma forma, o gesto em que um “V” era formado exibindo-se simultaneamente os dedos indicador e médio de uma das mãos, também passou a ser utilizado como emblema da resistência entre os Aliados.

A imagem mostra Churchill em destaque, usando terno e gravata borboleta, em pé em um carro conversível enquanto saúda uma multidão. Ele levanta a mão direita fazendo o sinal de "V" com os dedos. Atrás dele, há várias pessoas na multidão acenando e sorrindo. A cena se passa em frente a um prédio curvo, onde se vê uma placa que parece ser de uma loja. Algumas pessoas no fundo estão em cima do telhado do edifício.
Figura 3 – Imagem de domínio público em que se nota Churchill executando o gesto do “V da Vitória” com a sua mão direita.

Contudo, as associações não pararam por aí…

Nas transmissões telegráficas, que eram efetuadas em código Morse, a letra “V” era indicada por três pontos e um traço [ … _ ]. Esse conjunto de elementos era obtido pela execução de três toques curtos e um prolongado, de tal forma que o som produzido pela emissão de um “V” em código Morse correspondia exatamente ao mesmo padrão rítmico utilizado na abertura da Quinta Sinfonia de Beethoven.

Imagem de domínio público em que se nota um cartaz de propaganda indicando o "V da Vitória" e a sua representação equivalente em Código Morse.
Figura 4 – Imagem de domínio público em que se nota um cartaz de propaganda indicando o “V da Vitória” e a sua representação equivalente em Código Morse.

Não demoraria muito para que o “V da Vitória” também fosse associado aos acordes iniciais da Quinta Sinfonia de Beethoven, os quais passaram a ser utilizados para indicar o início das transmissões realizadas pela Rádio BBC, que cumpriu importante papel na difusão de notícias e propagandas durante a 2ª Guerra Mundial.

Apenas por sua natureza sonora, a associação entre o “V da Vitória” e a 5ª Sinfonia de Beethoven já seria fenomenal. Contudo, havia ainda um outro aspecto que reforçaria ainda mais o uso desse símbolo… Composta entre 1804 e 1808, a Sinfonia do Destino, como ficou conhecida, marcou a superação de uma das piores fases da vida de Beethoven, que após atravessar momentos de profunda agonia e depressão, decidiu seguir com sua carreira e voltar a compor, mesmo com o aparecimento de uma surdez progressiva que o acompanharia até o fim de sua vida. E essa mensagem, de superação das adversidades e fortalecimento da esperança, era plenamente compatível com os objetivos da propaganda veiculada pelos Aliados durante a 2ª Guerra Mundial.

E foi assim que a Quinta Sinfonia de Beethoven, que, diga-se de passagem, em algarismos romanos também se representa com um “V” (semelhante ao “V da Vitória”), ingressou definitivamente para o arsenal da propaganda utilizada pelos Aliados durante a Segunda Guerra Mundial.

Imagem de domínio público em que se nota um cartaz de propaganda indicando o "V da Vitória" como símbolo da união necessária entre empregados e empregadores para o êxito no esforço de guerra.
Figura 5 – Imagem de domínio público em que se nota um cartaz de propaganda indicando o “V da Vitória” como símbolo da união necessária entre empregados e empregadores para o êxito no esforço de guerra.

PsyOps na sua caixa de entrada:

Inscreva-se e não perca nenhuma atualização!

Compartilhe:

Acompanhe
Notificação de
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
Ver todos os comentários
error: Conteúdo Protegido !!